Uma das preocupações comuns que recebemos dos pais e terapeutas é que a criança não está motivada por nada. Por que isso é importante, você pergunta? Bem, porque em um programa ABA, contamos com a motivação para fazer as coisas. É o “então” no “primeiro / então”. É a recompensa no final do quadro de fichas. Se não houver motivação, não podemos usar o reforço para aumentar comportamentos dos quais queremos ver mais. Sem motivação, estamos apenas pedindo às crianças que façam coisas que não querem, sem nada para elas.
Então, o que recomendamos quando uma criança parece desmotivada?
1. Faça uma avaliação de preferência
As preferências mudam. Pense nas suas próprias preferências – você SEMPRE come o mesmo hambúrguer no seu restaurante favorito? Ou às vezes você está com vontade de experimentar as asas de frango? Nossos clientes também podem se cansar da mesma coisa, por isso é importante ser criativo e introduzir constantemente novos itens e atividades. Alguns clientes precisam de avaliações de preferência diárias (mesmo a cada hora!), Enquanto outros podem aproveitar o mesmo reforço por mais tempo.
Existem muitas maneiras de fazer uma avaliação de preferências. Os métodos formais ou baseados em ensaios geralmente envolvem a apresentação de um (estímulo único), dois (estímulos emparelhados) ou muitos (potenciais estímulos múltiplos) reforçadores em potencial e o registro de dados sobre o item que a criança procurou ou queria.
Como alternativa, você também pode encontrar preferências informalmente, perguntando ao aluno (“Para o que você quer trabalhar?”), Perguntando aos pais ou cuidadores ou apenas observando com o que a criança gosta de brincar no ambiente (Observação gratuita do operador).
2. Seja criativo!
Há tantas coisas pelas quais uma criança pode ser motivada que não são típicas. Se estamos oferecendo à criança o mesmo brinquedo repetidamente e ele não gosta, é hora de se afastar dessa opção. Embora seja fácil oferecer a uma criança um brinquedo ou um chip, algumas crianças são mais motivadas por atenção ou atividades. Tivemos filhos que trabalhavam para apertar ou fazer cócegas ou eram girados muito rápido. Pense na perspectiva da criança e seja criativo ao oferecer reforços que ela apreciaria. Não há problema em se afastar dos reforços típicos se é para isso que seu cliente está motivado. Contanto que você possa tornar o reforço contingente a uma expectativa, as opções são infinitas!
3. Veja os programas
Ver uma falta de motivação pode ser um sinal de que os programas precisam de alguma atenção. A criança está entediada? Os programas precisam ser atualizados? Precisa haver mais Ensino do Ambiente Natural (NET)? Voltar um re-emparelhamento também é uma boa opção neste momento. Como qualquer relacionamento, colocar muitas demandas pode causar tensão. O que começou bem pode ficar estressado se você não continuar construindo os aspectos positivos do relacionamento cliente-terapeuta. Volte ao emparelhamento por algumas sessões, adicione algumas rotinas sociais sensoriais no programa para que seja mais divertido. Não se esqueça de incluir o máximo de diversão possível!
Raramente encontramos um aluno que não estava motivado. A falta de motivação é geralmente resolvida por uma das três opções acima.
O que funciona para você manter a motivação alta?
Fonte: howtoaba.com