O que é a teoria da mente?

Teoria da Mente é a capacidade de atribuir estados mentais ao eu e aos outros, e entender que os outros têm crenças, desejos e perspectivas diferentes das suas. Para uma pessoa que desenvolveu uma teoria da mente, ela será capaz de entender que os interesses das pessoas são diferentes – você pode gostar de esportes mesmo que eu não e de caminhadas, mesmo que você não goste. No entanto, para indivíduos com autismo, a teoria da mente geralmente não é desenvolvida; eles têm dificuldade em entender que pessoas diferentes têm interesses diferentes. Uma criança com autismo pode assumir que todo mundo gosta de falar sobre histórias em quadrinhos e proceder de acordo, sem perceber que a outra pessoa não está interessada na conversa.

Um marco importante do desenvolvimento nessa área é a capacidade de passar no “Teste Sally Anne”. Sally pega uma bola de gude e a esconde na cesta. Ela então “sai” da sala e sai para passear. Enquanto ela está fora, Anne tira a bola da cesta de Sally e o coloca em sua própria caixa. Sally é então reintroduzida e a criança faz a pergunta principal, a Pergunta da  Crença : “Onde Sally procurará sua bola?

O teste exige que o testador passe na Questão de Crença – adote uma perspectiva diferente da sua. Se o indivíduo pode reconhecer que Sally não sabe que a bola se moveu porque ela não o viu se mover, então eles mostraram alguma teoria da mente. Apenas 20% das crianças com autismo são capazes de responder a essa pergunta corretamente.

Indivíduos com TEA costumam ter problemas para entender que outra pessoa vê algo diferente do que vê.

Exemplo prático: Então, se João viu a bola se mover, mas Pedro não, João pode ter problemas para identificar que Pedro, não sabe que a bola se moveu – João está baseando sua resposta no que ELE vê e sabe (e não na perspectiva diferente de Pedro).

Por que a teoria da mente é necessária?

A teoria da mente é uma importante habilidade social. Para desenvolver a teoria da mente, as crianças devem se envolver em interações sociais, se interessar pelos outros e ser capaz de prever seu comportamento. A maioria das interações sociais exige alguma forma de previsão ou inferência sobre a situação. Essa pessoa está triste? Essa pessoa parece desinteressada? O que estou dizendo está prejudicando os sentimentos de alguém? Interações sociais bem-sucedidas exigem que o indivíduo seja capaz de inferir (ou adivinhar) como suas ações afetam os outros. Para se dar bem com os outros e resolver disputas, é útil poder ver as coisas da perspectiva de outra pessoa. A tomada de perspectiva é necessária para poder fazer isso.

A teoria da mente é uma parte importante das habilidades sociais e do comportamento socialmente apropriado. Pense em como você se sente quando entra em uma sala lotada – você provavelmente está muito consciente do fato de que as pessoas se voltaram para olhar para você, você pode estar se perguntando se você está vestido corretamente, se o seu cabelo fica bem , etc. Muitos de nós pensamos automaticamente sobre como as outras pessoas nos percebem. Isso nos leva a adotar comportamentos socialmente apropriados, porque sabemos que nossas ações dão a outras pessoas pensamentos sobre nós.

No entanto, para um indivíduo que pode não ter desenvolvido o conceito de teoria da mente, pode não estar ciente de que suas ações dão a outras pessoas pensamentos diferentes sobre eles. Eles só podem se relacionar com seus próprios pensamentos. Isso pode levar a alguns comportamentos socialmente inadequados e à incapacidade de desenvolver algumas habilidades sociais.

Preparamos um pdf com uma excelente atividade chamada “O que eles estão pensando?”, recomendamos que você baixe e execute com seu filho ou aluno.

Imagem de uma Atividade "O que eles estão pensando?"
Atividade “O que eles estão pensando?”

A teoria da mente pode ser ensinada e aprimorada?

Sim pode. O primeiro passo no desenvolvimento da teoria da mente e da tomada de perspectiva é ser capaz de responder às perguntas do “porquê” e fazer inferências. Uma criança deve ser capaz de responder por que perguntas sobre si mesma e sobre os outros. A melhor hora para ensinar esses conceitos é no momento. Pegue a criança se sentindo triste, toque no evento privado (emoção) e relacione o evento privado com “Como você sabe?” Por exemplo, “Você está triste porque seu brinquedo quebrou”

A definição comportamental da Teoria da Mente é a capacidade de influenciar as variáveis ​​que controlam o comportamento de outra pessoa e discriminar entre as variáveis ​​controladoras dessa pessoa e as suas. Queremos que as crianças aprendam que ver e ouvir leva ao conhecimento. Se você pode ver alguma coisa, então você sabe disso. Se você não pode ver algo, então não o conhece. Isso pode ser estendido a algo como o Teste Sally Anne. “Sally viu a bola se mover?” “Não.” “Ela sabe que a bola se moveu?” “Não.” Expor os alunos a diferentes cenários da vida real é uma ótima maneira de praticar o conceito de que pessoas diferentes têm perspectivas diferentes. Crie o teste de Sally Anne na vida real e peça à criança para experimentá-lo de todas as diferentes perspectivas.

O ensino da teoria da mente também traz o reforço internamente. Em vez de inventar um reforço externo para se envolver em comportamentos socialmente apropriados, estamos ensinando aos nossos alunos que existe um reforço inerente disponível. Quando percebem que suas ações transmitem pensamentos e sentimentos a outras pessoas, são capazes de desenvolver amizades e ter interações socialmente mais bem-sucedidas com as pessoas.

Fonte: howtoaba.com