No caso de uma criança autista que acaba de adquirir um idioma, passamos muito tempo ensinando como responder perguntas. “O que um cachorro diz?” “Qual é o seu nome?” “O que é isso?” “O que você faz com um sapato?” As respostas a essas perguntas geralmente são simples, com apenas uma palavra, o que é um ótimo lugar para se estar. uma criança apenas aprendendo a língua. No entanto, à medida que as habilidades linguísticas de uma criança se desenvolvem, queremos incentivá-las a aumentar sua duração de resposta e também a responder a declarações como: “Conte-me sobre o seu dia”.

Se criança está tendo dificuldades com o idioma no nível de 1 palavra, esse é o lugar para ficar. Incentivamos a expansão de seu repertório de rótulos de uma palavra e solicitações que sejam compreensíveis antes de aumentar o tamanho da frase. No entanto, para um autista que está pronto, é assim que devemos ensiná-lo.

Habilidades pré-requisitos

Antes de passar para frases de duas palavras, a criança deve ser capaz de:

  • Solicitação com solicitações variadas de 1 palavra
  • Etiquetas receptivas e expressivas dominadas
  • Capaz de desempenhar funções básicas (por exemplo: “O que você come?” E “O que você faz com uma maçã?”)
  • Rotule verbos em ações e figuras (por exemplo: “natação”)
  • Cores e outros atributos básicos (por exemplo: grande / pequeno)

Verbo + Substantivo

Depois que uma criança domina os rótulos dos verbos, este é um bom lugar para começar a expandir o idioma. Usando os cartões próprios para o ensino de verbos, mude a instrução para “Conte-me sobre a gravura” e peça ao aluno que rotule o cartão com o verbo e o substantivo. Por exemplo: “Chutando bola” ou “Comendo pizza”. Depois que isso for dominado e o aluno aprender pronomes (ou pelo menos “garoto / garota”), você poderá expandir ainda mais as figuras com “Garoto comendo pizza”. Neste ponto, geralmente não inserimos artigos porque eles são um aumento desnecessário no comprimento das frases e confundem muitos de nossos alunos. 

Atributo + Substantivo

Se o aluno conseguir rotular cores, esse também é um bom lugar para começar a estender o comprimento da frase. 

  • Segure um item e pergunte: “O que é isso?”
  • Criança rotula o item (por exemplo: “bloquear”)
  • Pergunte: “De que cor?”
  • Criança rotula a cor (por exemplo: “vermelho”)
  • Depois pergunte: “Diga a coisa toda”
  • A criança responde: “Bloco vermelho”

Etiquetas com “eu vejo …” ou “eu tenho …”

À medida que a linguagem se expande, também queremos ensinar habilidades de conversação. A maior parte de nossa conversa natural é no formato de comentários, não de perguntas. Nossos filhos costumam estar tão acostumados a responder apenas a perguntas que nem sempre os comentários provocam uma resposta. Podemos ensinar uma criança a ter uma conversa recíproca usando frases como “eu tenho …” ou “entendo …”. Com cada um de vocês segurando um item, o terapeuta pode começar com “Eu tenho uma bola”. Usando menos do que o mais solicitado (solicitação de texto / verbal), a criança pode aprender a retribuir um comentário, rotulando o que está segurando com “Eu tenho um carro”. A idéia é que os dois itens sejam diferentes para que a criança não esteja apenas ecoando o que disse o aplicador da terapia.

Fonte: howtoaba.com