O Transtorno do Espectro do Autismo possui algumas características importantes para que se possa ter um pouco mais de conhecimento sobre o tema. Uma dessas características é saber que no TEA não existe um sintoma padrão e específico em todos os casos, são inúmeros os sintomas, e cada pessoa, mesmo que possua o mesmo grau de autismo, irá apresentar alguns sintomas diferenciados. Existem alguns sinais que são característicos para que se identifique o TEA, porém não se pode padronizar esses sinais em todos que possuem o transtorno. Devido a isso o diagnóstico, às vezes, se torna mais difícil, por isso sempre é fundamental o acompanhamento médico.
Outras características também encontradas são a diferença do TEA em meninos e meninas e a possível ligação do transtorno, em alguns casos, com deficiências intelectuais.
A diferença do autismo entre meninos e meninas
Em nosso cotidiano podemos perceber que é muito mais frequente encontrarmos um autista menino que menina. Você nunca se perguntou o porque?
Estudos afirmam que para cada quatro meninos autistas existe uma menina, ou seja, a proporção é mais que o dobro. Ainda não se sabe ao certo o porque disso, mais existem alguns fatores que podem explicar. Alguns cientistas explicam isso através da diferença entre o cérebro das meninas e meninos, eles afirmam que o cérebro do menino é mais “sistematizador” e o das meninas é mais “empático”, fazendo assim com que meninos fossem mais vulneráveis a déficits sociais comunicativos, mas ainda não se pode afirmar que o motivo seja esse, até porque para o próprio TEA ainda não se tem uma causa definida, quanto mais para a diferença entre meninos e meninas. O importante mesmo é ficar atento a todos os sinais e levar ao especialista para se ter um diagnóstico e tratamento adequado.
A relação do TEA com outros transtornos/doenças
A relação do TEA com outros diagnósticos está sendo cada vez mais comum, estudos já apontam que a maioria dos autistas possuem alguma comorbidade. Comorbidade é justamente o nome que se dá a existência de duas ou mais doenças/transtornos simultaneamente em uma mesma pessoa.
Os principais transtornos/doenças diagnosticados em pessoas com TEA sao: deficiencia auditiva, deficiencia intelectual, TDAH, Transtorno de linguagem, transtornos de ansiedade e transtorno do apego reativo (TAR), Transtorno obsessivo -compulsivo (TOC),Síndrome de Landau-Kleffner, Síndrome de Rett, síndrome de Down e transtornos psiquiatricos.
Estudos feitos apontam que 70% dos autistas também podem sofrer com alguma perturbação mental e cerca de 40% podem ter duas ou mais comorbidades. Uma preocupação em relação a isso seria a dificuldade de se fechar um diagnóstico, assim como as estratégias de intervenção, devido à dificuldade de identificar claramente quais comportamentos são decorrentes do autismo e quais podem ser da comorbidade, por isso o quanto antes procurar um médico, mais rápido se fechará o diagnóstico e começará a intervenção correta e necessária.
Redação Aprendendo Autismo
Escrito por Gilliany Gomes – Assistente Social focada em medidas sócio-educativas e educação especial.