O treinamento bem-sucedido no banheiro é uma das habilidades mais úteis e (provavelmente) socialmente significativas que podemos ensinar. Quando uma criança está pronta para o treinamento no banheiro, geralmente precisamos deixar de lado outras programações para atingir esse objetivo – e tudo bem! Essa é uma habilidade vital importante para o cliente e para quem cuida dele. Os pais costumam procurar a terapia aba sendo esse seu objetivo número um. Mas a pergunta é: “A criança está pronta para o treinamento no banheiro?”

Habilidades pré-requisitos para treinamento em banheiros

Existem algumas habilidades pré-requisitos que procuramos antes de introduzir um programa de treinamento em banheiros. Isso tornará o processo mais suave e mais provável. Os pré-requisitos foram descritos por Foxx e Azrin (1971), um método rápido para o treinamento do banheiro.

1. A criança tem controle da bexiga?

Ele pode ficar seco por várias horas e eliminar tudo de uma vez (e não em pequenas quantidades)? Ela parece saber quando está eliminando? Algumas crianças não gostam de estar molhadas ou sujas e querem mudar de roupa – este é um bom sinal!

2. A criança está fisicamente pronta?

A criança pode ir ao banheiro sem assistência? A criança pode puxar para cima e para baixo cuecas e roupas ao ir ao banheiro?

3. A criança pode seguir as instruções básicas?

Essa também é uma habilidade pré-requisita que chamamos de “contingência primeiro / depois”. Uma das habilidades mais básicas para os iniciantes em que trabalhamos é “seguir as instruções de uma etapa” (por exemplo: “Toque sua cabeça”, “Venha aqui”, “Vá buscar …”, etc.). Esta é uma parte importante do aprendizado de uma nova habilidade – “Primeiro faço alguma coisa, depois recebo alguma coisa”.

Ensine a criança a tolerar o banheiro

Algumas crianças precisam estar preparadas para tolerar o banheiro. Se a criança protestar e não se sentar de bom grado no banheiro durante as sessões de treinamento, podemos impedir o treinamento do banheiro, quebrando as habilidades necessárias para tolerar o banheiro. Ensine a criança a:

  • independentemente caminhar até o banheiro
  • ficar independentemente no banheiro
  • tolerar sentado no vaso sanitário
  • aumentar sistematicamente o tempo que a criança está sentada no vaso sanitário

Fonte: howtoaba.com