Como a ABA pode ajudar uma criança a ter sucesso em sala de aula.
Muitas crianças começam sua jornada ABA com um programa intensivo individualizado ABA. Isso significa que eles podem receber de 20 a 40 horas por semana de suporte individual da ABA com um instrutor terapeuta qualificado e supervisionar um analista de comportamento.
Eu digo que essa é uma jornada, porque nem sempre é o objetivo final de uma criança ter esse nível de apoio – tanto financeiramente quanto educacionalmente. No entanto, não precisa ser tudo ou nada. Há um equívoco de que o ABA é sobre o modelo individual, mas, na realidade, os princípios do ABA podem fazer muito mais para apoiar uma criança em diferentes ambientes e ambientes, para que eles sejam bem-sucedidos.
Quando as crianças passam da ABA 1:1 para o ambiente da sala de aula, o resultado pode ser fantástico ou desastroso . Com a quantidade certa de pensamento e planejamento, o uso dos princípios ABA pode ajudar a criança a fazer a transição para a sala de aula e a não precisar de suporte 1:1.
Aqui estão algumas dicas e estratégias para mantê-lo do lado mais fantástico da sala de aula:
Horários visuais
Se eu fosse enviado para o trabalho um dia sem meu calendário e agenda, eu estaria perdido! Posso saber quais são minhas reuniões e onde preciso estar, mas se não estiver anotado, provavelmente vou esquecer. Isso é semelhante para nossos alunos na sala de aula. As programações visuais tornam as palavras mais significativas e permanentes. Já ouvi muitas vezes dos professores: “Mas ele sabe o que fazer!”, E isso pode ou não ser verdade. Mas por que estamos esperando mais alunos do que desejamos para nós mesmos? Podemos tornar mais fácil para nossos alunos, tendo os recursos visuais disponíveis para eles, e isso também torna a solicitação menos intrusiva. Em vez de precisar lembrá-los verbalmente, podemos direcioná-los de volta à sua programação e, assim, remover a necessidade de lembretes constantes.
Dica: Uma programação visual é algo que sempre pode estar disponível para um aluno de uma maneira apropriada à idade. Enquanto um aluno mais novo pode usar imagens, um aluno mais velho pode seguir uma lista de tarefas com base em texto.
Configuração da sala de aula
Na ABA, tratamos das interações entre ambiente e comportamento. Portanto, não faria sentido configurar o ambiente para o comportamento que queremos ver? Na sala de aula, isso significa usar o espaço físico para preparar seus alunos para o sucesso. Você pode usar divisórias para bloquear áreas que se tornam perturbadoras. Você pode criar uma área na sala de aula usada para acalmar e regular. O planejamento estratégico pode ser tão simples quanto garantir que os materiais do aluno sejam facilmente acessíveis para minimizar as viagens pela sala (o que pode resultar em comportamentos indesejados). O aluno está tendo dificuldade em fazer a transição do tempo do círculo de volta para sua mesa? Coloque a mesa o mais próximo possível de onde ocorre a hora do círculo. O aluno precisa de pausas frequentes? Coloque a mesa perto da porta para que ela seja menos perturbadora.
Sistemas de reforço
O reforço é uma maneira proativa de preparar nossos alunos para o sucesso. Em vez de esperar que o comportamento problemático ocorra, queremos criar maneiras de o aluno acessar todas as coisas boas, mostrando os comportamentos apropriados. Não espere! A primeira coisa a fazer é garantir que as expectativas de comportamento na sala de aula sejam claras. Revise as regras como “Mantenha as mãos para si mesmo” e “Use uma voz interior” para que o aluno entenda o que eles querem dizer. Então, reforce, reforce, reforce. Se você deseja que as regras sejam seguidas, deve haver algo para que o aluno as siga! O reforço pode ser imediato (por exemplo: comprar um brinquedo favorito toda vez que ele mostra o comportamento desejado) ou atrasado (por exemplo: acumular pontos para um tratamento no final do dia). Se o seu aluno é novo no ambiente da sala de aula, você pode ajustar o sistema para ser individualizado para os objetivos dele. Se o seu aluno estiver trabalhando em “cumprimentos”, tenha um sistema de reforço na sala de aula que recompense os cumprimentos apropriados com adultos e colegas. Quanto mais reforçamos uma habilidade, mais a veremos e poderemos desenvolvê-la na sala de aula.
Dica: Às vezes, os sistemas de reforço levam algum tempo e alguns ajustes para descobrir o que funciona. Não desista! Continue tentando até encontrar a combinação certa de tempo, esforço e recompensa para esse aluno.
Formação de Líderes
Usar outros alunos como líderes é outra ótima estratégia. Se o aluno estiver entrando em uma sala de aula com colegas de nível superior, você poderá escolher um deles para atuar como modelo ou líder. Dê a esses colegas trabalhos como segurar todos os giz de cera e esperar que seu aluno peça um. Se o professor der uma instrução e seu aluno ainda não a tiver seguido, peça aos colegas que a escolhem e não a você. Associe seu aluno a um modelo de colegas apropriado para aulas estruturadas, como turnos ou trabalho em grupo.
Dica: O reforço pode ser para todos! O colega fez um ótimo trabalho esperando seu filho dizer oi? Ofereça um pequeno adesivo ou recompensa para ambos!
Preparação
A preparação é outra ótima estratégia ABA que pode ser aplicada em sala de aula. Se você sabe que seu aluno luta com um determinado assunto, peça os materiais com antecedência, para que você possa pré-ensinar ou preparar parte do conteúdo. Dessa forma, quando o professor ensina o conteúdo durante a aula, fica mais fácil prestar atenção e seguir as instruções em grupo. Você também pode usar essa estratégia para um período difícil do dia, como academia ou recreio. Prepare seu aluno antes de entrar na academia com as regras da academia. Lembre seu aluno sobre as expectativas de comportamento e o que ele precisa para seguir as regras. Algumas dramatizações e modelagens também podem ser úteis na interpretação de cenários específicos antes que eles aconteçam.
Está funcionando?
Como você sabe se algum desses sistemas está funcionando? DADOS! Mantenha dados contínuos sobre os comportamentos que você deseja aumentar e os que deseja diminuir. A criança está tendo menos birras ao fazer a transição para dentro do recesso? A criança está se tornando MAIS independente com habilidades de auto-ajuda? A criança é capaz de solicitar o que deseja com mais frequência? Observar as tendências desses comportamentos permitirá que você saiba se o que está fazendo está funcionando ou se algo precisa ser alterado. À medida que a criança se torna mais bem-sucedida e mais independente, diminua lentamente a quantidade de apoio e estímulo que está recebendo na sala de aula.
Fonte: iloveaba.com