Está tendo problemas de uma criança com autismo das fraldas para o banheiro? Não se preocupe! Siga as etapas abaixo – é a abordagem usada há muitos anos para treinar profissionais com sucesso. Lembre-se: seja paciente, seja consistente e seja a maior líder de torcida da criança quando ela aprender a usar o banheiro como gente grande 😀
Comece e cumpra um cronograma de treinamento do banheiro.
A primeira coisa a fazer é abandonar a fralda. A criança deve estar de roupa íntima(cueca/calcinha) o dia todo. À noite, ele pode dormir de fralda ou de puxar.
Passo 1 : Coloque a criança no banheiro em intervalos regulares .
No começo, leve-a a cada 10 minutos. Defina um cronômetro para que você saiba quando é a hora de partir. Mostre à criança uma pequena figura de um vaso sanitário e diga: “Fazer xixi” ou “Eu quero o banheiro ou penico”. Incentive-a a apontar para a figura e dizer as palavras, para que ela saiba como, eventualmente, peça o banheiro sozinha. Em seguida, sente-a na privada por 1 minuto. Se ela urinar na privada, dê elogios verbais exagerados e um petisco favorito, como um biscoito ou biscoito preferido (a única vez em que ela deve comer esses petiscos é quando vai ao banheiro apropriadamente). Se ela não mijar, basta puxar as calças e retomar o que estava fazendo anteriormente, redefinindo o temporizador por 10 minutos.
NOTA: Se, como algumas crianças, seu filho se recusar a sentar-se no vaso sanitário ou chegar a qualquer lugar próximo a ele, aguarde a Etapa 1 até que ela ache o banheiro um lugar legal. Para ajudá-la a se divertir, divirta-se com o banheiro: toque músicas favoritas e, brinque de colorir no chão, ou assista a clipes engraçados do YouTube juntos. Depois que ela suportar ficar no banheiro, mova sua peça gradualmente para mais perto do vaso sanitário até que ela pule no trono para ouvir suas músicas favoritas.
Mantenha-a em fraldas até que ela não tenha mais medo do banheiro.
Obs.: Não há necessidade de levar ao banheiro a cada 10 minutos durante o dia inteiro, o ideal seria reservar horários que a criança mais costuma fazer o xixi para fazer esse procedimento. Você deve então observar quais horários a criança urina com mais frequência.
Para saber mais sobre quando uma criança está pronta para o treinamento do banheiro, consulte o artigo: Quando uma criança está pronta para o treinamento no banheiro?
Etapa 2 : aumente os intervalos de tempo.
Quando a criança estiver livre de acidentes por dois dias consecutivos, leve-a ao banheiro a cada 15 minutos. Depois, depois de mais dois dias de calças secas, aumente sistematicamente o intervalo de tempo em 5 minutos, até que ele esteja no horário de 45 minutos a 1 hora, ou até que esteja iniciando regularmente.
Etapa 3: Verificações de calças secas.
Uma criança vai treinar no banheiro mais rápido e com mais sucesso quando você a elogia por ter roupas íntimas secas. No meio dos intervalos, pergunte se as calças estão secas; ensine-a a sentir as calças com a mão. Dê muitos elogios verbais a ela – “Suas calças secam, estou tão orgulhosa de você!” Ou “Sim, fantástico!” – e, se os dias de folga não são motivadores o suficiente, um pequeno comestível. Então, para reforçar o procedimento de treinamento do banheiro, diga: “Você vai fazer xixi no banheiro”.
Etapa 4: implemente um procedimento de falhas.
Se a criança estiver progredindo bem com reforço positivo, passe para a Etapa 5.
Se, no entanto, ela não estiver aprendendo apenas com recompensas positivas, é um bom momento para chamar a atenção para as falhas. Quando ela estiver com xixi nas calças, fique neutro e diga: “Você molhou as calças”. Sente-o no vaso sanitário por alguns segundos, puxe as calças – mantenha as roupas molhadas por enquanto – e volte para onde ele urinou. Repita essa sequência algumas vezes, tomando cuidado para não elogiar se ele faz xixi um pouco no sanitário/penico durante o processo. Lembre-se de manter o tom e as reações neutros. Depois disso, solicite (mostre o que fazer nas primeiras vezes e depois incentive a independência) para que ele pegue roupas secas, se limpe no banheiro e coloque as roupas molhadas no cesto de roupa suja. Por fim, peça para ele limpar o acidente com uma toalha de papel (com a ajuda prática nas primeiras vezes).
Etapa 5: Iniciação.
Quando a criança conseguir ficar seca por até 1 hora, pare de trazê-la para o sanitário/penico. Nesse ponto, ela deve aprender a usar as palavras que você ensinou a pedir o banheiro quando a bexiga estiver cheia. Se ela não iniciar de forma independente, pare de reforçar por fazer xixi no penico e, em vez disso, dê a ela uma pequena recompensa quando ela solicitar o banheiro. Aqui está como a sequência deve se desenrolar: João tem que ir e você pode dizer pela dança do xixi. Você a leva a uma foto do banheiro – tem várias postadas em molduras de portas em toda a sua casa, para que haja sempre pelo menos uma ao seu alcance – e depois de ver a imagem, ela diz: “Eu preciso fazer xixi”. Você diz: “Uau, João, ótimo me dizer que você precisa fazer xixi!” Imediatamente forneça algo pequeno que ela goste, como adesivo, biscoito ou guloseima. Depois disso,
Dicas de bônus para o sucesso do treinamento no banheiro:
- Ser consistente! Atenha-se à programação do penico como cola para garantir um sucesso mais rápido. Encerar e diminuir e levará mais tempo para o trem do banheiro, porque a criança pode ficar confusa sobre onde está tudo bem eliminar e, como tal, sofrer mais acidentes.
- Verifique se a criança está bebendo muitos líquidos. Uma bexiga cheia lhe dará mais oportunidades de fazer xixi no sanitário/penico.
- Acompanhe onde e quando a criança urina em um gráfico simples. É mais fácil usar uma planilha de dados simples para acompanhar o que está acontecendo e com que frequência. Se você está criando o seu próprio, não se esqueça de incluir a data, hora, acidentes, xixi bem-sucedido no penico e iniciações. Esse visual o ajudará a ver / saber quando aumentar o tempo entre os intervalos do penico.
- Dissemos isso antes e vale a pena repetir: MANTENHA SEU FILHO ROUPA ÍNTIMA durante o dia! É vital garantir que a criança não fique confusa sobre quando e onde pode esvaziar a bexiga.
Fonte: howtoaba.com
0 comentário